segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Porque Serra perdeu a eleição em São Paulo (ou porque Haddad ganhou)


Este blog não se posicionou sobre a eleição da prefeitura de São Paulo. Não acho correto tentar influenciar as pessoas às vésperas de uma eleição, é bem diferente de uma conversa em uma mesa de bar onde o debate é saudável e a defesa de opiniões também. Mas o resultado está aí nas urnas, Fernando Haddad foi eleito por 56% dos votos válidos contra 44% de José Serra. 


Se será bom para São Paulo somente o tempo vai dizer, mas analisando alguns dados do Portal G1 (veja aqui o mapa detalhado), fica visualmente claro como Serra perdeu a eleição (ou como Haddad ganhou). Pela zona eleitoral de origem dos votos percebe-se que em todas as zonas periféricas da cidade Haddad ganhou (bairros mais pobres de São Paulo), enquanto os votos do tucano ficaram concentrados no sentido do centro para a periferia (bairros de predominância maior da classe média, média alta e alta).

Não conheço o formato em que trackings (pesquisas encomendadas pelos partidos em meio às campanhas) são entregues para as assessorias dos candidatos, mas, se isso era visível por que Serra não intensificou sua campanha no segundo turno nesses bairros? Ou foi um grande trabalho dos assessores do candidato eleito identificando que ali era o nicho a ser explorado?

A conclusão é que eleição não se ganha mais somente em propagandas, debates e palanques, até porque os que conseguirem analisar esse mapa com imparcialidade saberão que nos formatos citados os candidatos se comportam praticamente da mesma forma, orientados que são pelos seus "marketeiros políticos"

Fica aqui uma dica para todos que trabalham com marketing: uma boa idéia e uma boa campanha precisam estar muito bem acompanhados de uma detalhada análise dos números e a estratégia sempre ser direcionada de acordo com o resultado. 

Abraços a todos!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger