quarta-feira, 11 de julho de 2012

Endomarketing - Uma ferramenta para campanhas de vendas



Quando uma determinada empresa elabora uma campanha de vendas, é inerente que se preocupe mais com os seus clientes, gerentes de vendas e representantes. De forma geral, são eles o objeto da campanha e suas premiações, para tanto são desenvolvidas regras, metas, premiações e diversos tipos de reconhecimento para que o faturamento venha a atingir o objetivo da campanha.

As empresas gastam muito com o marketing da campanha, seja em premiações como também na divulgação da mesma. O que por vezes se esquece é que grandes e médias empresas hoje tem, mais do que nunca, em seus funcionários uma grande ferramenta que pode ajudar a divulgar essas ações. É o endomarketing ajudando a área de vendas a atingir seus objetivos.

Endo, palavra grega, tem o significado de "uma ação para dentro" ou "voltado para dentro".  Endomarketing é o conjunto de ações que uma empresa emprega junto a seus colaboradores e parceiros utilizando-se de técnicas de marketing e recursos humanos. Até alguns anos atrás, a área de endomarketing em médias e grandes empresas era ligada ao marketing e hoje, em sua maioria, está ligada à área de recursos humanos. O endomarketing na essência é uma ferramenta de comunicação interna da empresa, mas veja como pode ser utilizada para fortalecer a imagem dela no mercado.

Imagine que uma empresa com vinte mil funcionários decida envolve-los em uma campanha. Com o crescente acesso às redes sociais, vamos estimar que 70% desses funcionários tem perfil no facebook e que cada um tenha no mínimo dez amigos. Se os mesmos forem estimulados a divulgar a campanha para clientes, o público atingido pode chegar a 140 mil pessoas. São números hipotéticos, mas demonstram o potencial que uma empresa pode chegar caso decida utilizar e claro, premiar, esses funcionários como uma força de venda. 

É óbvio que devem ser tomados todos os cuidados para que desavisados não queimem a marca, restringindo a frases já pré-estabelecidas o que o funcionário pode divulgar em uma determinada mídia social. Da mesma forma, podem-se obter através dos mesmos feedback dos clientes, que podem trazer para dentro da empresa reclamações com relação à empresa. 

Abraços à todos!


RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

DIVULGANDO CR disse...

Parabéns pela matéria!

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger