sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sobre o Carlos Nascimento, Luiza e Estupros



Ontem, na abertura do Jornal do SBT, o jornalista Carlos Nascimento fez duras críticas a dois assuntos que bombaram nas chamadas "redes sociais" (leia-se Twitter), o suposto estupro no BBB e a agora celebridade instantânea Luiza, (que voltou do Canadá e foi uma festa na Globo). Nascimento termina suas críticas com "Luiza já voltou do Canadá e nós já fomos mais inteligentes".




Se é um editorial de um jornal de uma grande rede de televisão, suponho que ali estava uma opinião da pessoa jurídica e não do próprio jornalista. E infeliz. Digo isso porque a inteligência a que se refere o jornal não tem nada a ver com os assuntos e sim porque observo que todo "staff" de  TV fica impressionado com a audiência das novas mídias e algumas se ofendem por isso. 


Talvez se essas  pessoas que criticam a futilidade dos assuntos tentassem entender por que isso acontece já seria um grande passo. Na TV, principalmente a aberta, falta conteúdo, falta o outro lado dos fatos e por consequência, a verdade. Nas mídias sociais, em que qualquer um é um arroba, a importância dos fatos é dada não por um editor que vai julgar o que a audiência vai ler, mas pela relevância do assunto. 


Se alguém levanta uma inverdade no Twitter, por exemplo, imediatamente alguém terá a mesma oportunidade de desmentir a pessoa e ninguém pode brincar de Deus ali, impondo a "sua verdade". Me pergunto se Fernando Collor seria eleito em 1989 se existissem as redes sociais. E talvez nem Lula seria eleito ali também. 


Os dois assuntos, que pude acompanhar online no Twitter desde o nascimento da discussão até virarem "hit" são ironias e a TV não se apercebeu disso. A Luiza virou "trending topics" porque alguns primeiros tuiteiros acharam a postura do pai dela no comercial arrogante e perceba, o assunto começou na TV.


 Assim como o caso do "suposto estupro" no BBB, começa no programa e nos programetes da tarde e vira "famoso" porque internautas que acompanhavam a falta de posicionamento da Rede Globo quanto ao assunto durante o domingo se revoltaram pela "condução" do programa, afinal após as imagens da noite Pedro Bial diz que "O amor é lindo".


As ironias são o futuro carma da TV Brasileira. Neste momento, o nome Carlos Nascimento ocupa o segundo lugar nos trending topics do Twitter no Brasil. O posicionamento dos internautas é diverso, muitos criticam, muitos apoiam, exatamente como deve ser, democrático. 


As redes sociais são hoje o único meio democrático ao pé da letra que existe em que todos podem expressar a sua opinião. E , me desculpe senhor Carlos Nascimento por dar minha opinião neste momento: Nós estamos ficando mais inteligentes e agora temos voz. Essa o senhor não vai divulgar no seu jornal, mas eu vou poder divulgar na internet.


Abraços a todos!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

3 comentários:

Anderson Oliveira disse...

Estas equivocado, existem bobagens sem fundamento e que nao proporcionam nada em que se acrescente para a sociedade, realmente as redes sociais tem o poder de divulgar, só que desviam essa grande ferramenta para promover o "nada", o que falta para evoluir as redes são pessoas que se credenciem com isso que Carlos Nascimento fala "Inteligência"

Luis Pereira disse...

E qual a diferenca para a rede de TV que ele trabalha? La tem ratinho, pegadinhas, etc... E ja ha muito tempo...desde que existia a tal inteligencia que ele diz...
A diferenca esta que aqui voce pode me criticar, eu sou democratico e publiquei...mas eu nao posso ir nos comentarios do ratinho e dizer que ele nao contribui para a minha inteligencia...

Danilo LaGuardia disse...

Mencionando esse fato de supostamente ter sido mais inteligentes... Vale lembrar que o próprio SBT foi um dos inauguradores da moda do "instant meme", isso numa época em que nem sonhávamos com Internê.

Ou foi muito inteligente a piada do "e o bambu?"

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger