terça-feira, 25 de outubro de 2011

Você Inovaria?


Caro leitor, sugiro que leia este texto como se estivesse assistindo a uma peça de teatro. Assim que li um determinado "post" no twitter, de um CEO de uma empresa importante, que é reconhecida (hoje) pelo consumidor como a melhor em seu ramo, que presta os melhores serviços, as cenas também passaram em minha mente.

Bem, o tal texto da pessoa dizia mais ou menos que o Brasil não tem cultura de inovação. Agora imaginem que este homem está em um palco e um empregado da empresa se levanta da platéia e lhe pergunta: "Tudo bem senhor, entendo sua preocupação com a inovação mas lhe faço uma pergunta: A inovação deve partir das atitudes da liderança ou da criatividade dos liderados?"

"De todos!" ele diria."É uma cultura e para tanto deve estar enraizada nas atitudes da empresa de forma que o processo de inovação seja resultado da criatividade de todos!"

Eis que o colaborador da empresa, de forma até irônica, pede novamente a palavra e se dirige ao líder da empresa: "Pois bem, já que posso sugerir minha idéia é que se limitem os bônus por performance de cada executivo da empresa e que esse montante seja direcionado a preços mais acessíveis de nossos produtos a mais consumidores e assim vamos ter mais clientes satisfeitos sem ter que abrir mão do lucro da empresa e de certa forma agindo até de forma sustentável!"

O CEO, meio sem jeito, sua mente não lhe permite pensar em abrir mão de seu bônus, não sabe o que responder ao colaborador. A única atitude que lhe vem à cabeça é o velho chavão, "vou levar sua sugestão à diretoria da empresa e em breve lhe darei uma resposta".

Acredito que a resposta se o Brasil não tem cultura de inovação está dada. Nem penso que executivos devam realmente abrir mão de seus bônus, mas quantas idéias morrem simplesmente porque vão de encontro à vaidade e poder de uma cultura do século XIX. A maior parte das empresas no Brasil que querem ser inovadoras sequer dão flexibilidade de horários aos funcionários (ócio criativo) ou permitem que tenham acesso às mídias sociais em seu local de trabalho.

Agora cabe a você analisar, se a culpa é do Brasil que não tem cultura ou se este executivo ainda não entendeu bem como funciona a tal coisa da inovação.

Abraços a todos!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

4 comentários:

Sissym disse...

Eu acho que inovar e cultura são duas coisas diferentes, ainda mais porque a inovação precisa de ousadia e tambem de oportunidades.

Bjs

Maria Marçal disse...

Já conhecia esta história.
No meu trabalho, contribuindo, certa vez o TJ fez um seminário para que os servidores fossem ouvidos às inovações, ajudassem com ideias para aprimoramento do setor.

Pois, passadas duas semanas daquela "encenação" muitos de nós que fomos aplaudidos naquelas reuniões pelas ideias inovadoras, ouvimos pela chefia que tudo era para permanecer como estava.

Que tal?

beijos,Maria Marçal -Porto Alegre - RS

GataVadia disse...

O texto está interessante. Aqui em Portugal também tenho assistido a vários apelos até do Presidente da República de que a solução para sairmos da crise é inovar, as empresas serem inovadoras. Por outro lado, quando nós, jovens, procuramos o nosso 1º emprego, muitas vezes somos recusados porque nos falta a experiência. Experiência é uma qualidade que só se adquire à posteriori, mas exigem-na à priori. Acho isto engraçado.
Inovação, quanto a mim, também não é uma questão cultural, concordo com a Sissym. Inovação pressupõe criatividade e a criatividade, as ideias que surgem, não se compram nem se tira um curso. Há pessoas que têm muita capacidade para executar o que outros idealizaram e essas pessoas são muito necessárias e outras que têm ideias mas precisam da oportunidade para as porem em prática. Assim, a inovação acho que depende do contributo de todos, os de cima e os de baixo.
Bjinhos

Anônimo disse...

Até parece verdade, você dá a idèia e quando nem espera, seu chefe, depois de um bom tempo, implanta e diz que foi idéia dele!!!!

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger