domingo, 23 de janeiro de 2011

Samsung e Azul Linhas Aéreas - Visão de Futuro


A Samsung anunciou a compra da Liquavista, uma empresa originária da Philips Research., fabricante daquelas telas para celulares sensíveis ao toque. Ao mesmo tempo, o dono da Azul, o americano David Neeleman comprou uma empresa de táxi aéreo nos EUA chamada JetSuite.

O que pode ser analisado como uma simples compra ou fusão por vezes dez anos depois será visto como uma grande estratégia de uma corporação ou que o dono é um visionário. Na verdade, muito antes das aquisições as pessoas responsáveis já observaram uma oportunidade. Seja por um mercado diferenciado ou por uma tecnologia diferenciada.

O que a toda poderosa do mercado de TV LED quer com a compra de uma empresa de ponta em tecnologia de toque? Provavelmente em seu planejamento estratégico na seção de “oportunidades” aparece que os consumidores já estão se acostumando com essa tecnologia e começarão a não querer mais apertar botões no controle remoto. Sim. No controle remoto, sensível ao toque o comprador de uma TV poderá, como em um IPad, diminuir o brilho da TV ou aumentar o volume. Não li em nenhum lugar, não conheço ninguém lá dentro. Só estou supondo. Mas tenham certeza que se é verdade, essa idéia nasce bem antes pois não é possível ser mais astuto que a concorrência com uma idéia e demorar 10 anos para implantá-la. É preciso se antecipar.

Quanto à compra da JetSuite, Neeleman já é conhecido como um visionário. Achou ser possível existir mais uma Cia aérea no Brasil, além das duas existentes e dois anos mais tarde isso ficou provado. A JetBlue é conhecida nos EUA como a maior Cia. de baixo custo dos EUA, foi fundada quando nenhum empresário do ramo acreditava ser possível que o consumidor aceitasse abrir mão de certos “confortos” em troca de baratear seu custo. Hoje, em seu planejamento estratégico, David provavelmente achou espaço no mercado americano para um táxi-aéreo de baixo custo.

A diferença do visionário para o empresário comum é que o segundo vai achar que o primeiro tem sorte.


P S: Para saber o que é análise SWOT, Planejamento Estratégico, pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, aguardem um artigo que escreverei esclarecendo o assunto.

Abraços a todos!

RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger