sábado, 22 de maio de 2010

Os cinco melhores comerciais dos anos noventa

Continuando nossa volta ao passado, vamos eleger os cinco melhores comerciais dos anos noventa. Nesta década, ao invés das super produções dos anos oitenta, as empresas resolveram investir em dois ingredientes, o humor e a emoção. Percebe-se em vários sucessos da época o nascimento desse conceito, em que o ator ou o tema fica em um primeiro plano e o produto em segundo plano. Como no artigo anterior, o leitor pode deixar sua contribuição, afinal sugestões sempre são bem vindas e ao final desta saga listarei as sugestões de todos em um artigo especial dos trinta anos de propaganda no Brasil!

Pipoca com Guaraná - 1991
Com um "jingle" irresistível, a antarctica lançou esse filme em 1991 com o intuito de reforçar sua identidade perante o público caseiro, uma vez que era quase impossível "brigar" com sua rival Coca-cola em bares e restaurantes. Lançou dois comerciais, este e o "Pizza com guaraná" que também é muito bom.

Brastemp - Não tem comparação - 1991- Talent
Uma série que se iniciou em 1991 e com mais de 20 filmes passou por toda a década, reforçando a marca Brastemp para seu público como a melhor, uma vez que o mercado brasileiro era invadido pelos importados. À época, o "não é nenhuma Brastemp" virou gíria e reforçou mais ainda a marca para o público.



Propaganda de Natal Coca-Cola - 1994
Um comercial não exibido somente no Brasil, mas nos maiores mercados explorados pelo refrigerante, anunciou a chegada do Natal de 1994 com caminhões, explorando o lado emocional de crianças maravilhadas com tantas luzes e com uma música que até hoje é lembrada, tanto que a atual música é variação desta.

Mamíferos Parmalat - 1996
Porque somos mamíferos. Após investir cerca de duzentos milhões de dólares para entrar no mercado brasileiro, a Parmalat descobriu uma fórmula para emocionar seus consumidores. As mães dos consumidores. Colocou várias crianças vestidas de mamíferos e com uma música marcante conquistou o país.

Tio Sukita - 1999
Um dos maiores sucessos da década, esse comercial buscou com humor reforçar a marca Sukita. A idéia é que o refrigerante fosse o escolhido pela juventude, uma vez que seu maior concorrente (Fanta Laranja) fazia 30 anos e era consumido pelos quarentões da época. Propaganda rápida e com muito bom humor.

Aguardem, em breve os melhores comerciais dos anos 2000!

Abraços a todos!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

15 comentários:

Edu aurrai disse...

Cara, são todos bons, mas sabe um que eu sempre me lembro? Aquele da Sopalev, tá lembrado?

Sérgio disse...

O que me lembro bem de comerciais memoráveis da década de 90, que não citou, está o da Kaiser [com o baixinho e o som da garrafa sendo aberta] e do papel higiênico Neve com o jargão "Alfredooo!!!". rs*
Gostei muito de relembrar.

Um forte abraço!

Cecília Avenca disse...

Todas realmente marcantes...até hoje me refiro a alguma coisa com qualidade inferior dizendo"Não é nenhuma Brastemp...,a do Tio Sukita tb era ótima.Bons tempos.
Bjos

Professora Ismaelita disse...

inesquecíveis mesmo,gostei muito a paz

Roniel A. Julio disse...

Amigo Martins, todos esses comerciais marcaram uma década, mas eu fico com o do guaraná, pois até hoje as pessoas lembram dele. Abraços. Roniel.

JORNALISMO ANTENADO disse...

kkkkkkkkk..realmente são os melhores Luis... nossa esse da Antártica minha irmã mais velha grávida na epoca ficava cantando sem parar a noite quando batia a fome, era hilário. Essa dos bichos da Parmalat eram muito fofas, minhas sobrinhas tem todos os bichinhos até hoje, meu sobrinho tem uma foto vestido de ovelha por conta disso também..rsrs
A do tio da sukita era cômica..eu chorava de rir da cara de bobo dele..rsrs
beijos no coração
Márcia Canêdo .

Rosana Madjarof disse...

Luis,

Sensacional a sua postagem!

Os comerciais do guaraná e os da Brastemp são os melhores, pois viraram jargões... rsss

Adorei!

Bjs.

Rosana.

Guilherme Freitas disse...

É verdade, todas elas foram muito boas e criativas. A musiquinha do Guaraná fica na cabeça e você não esquece dela. A da Parmalat foi uma sacada legal também. Abraços.

Sissym disse...

Até hoje eu me amarro em cantar a musica da pipoca com guarana! E os bichinhos da Parmalat eu tive a coleção completa.

Lydia disse...

Hi, nice blog & good post. You have beautifully maintained it, you must try this website which really helps to increase your traffic. hope u have a wonderful day & awaiting for more new post. Keep Blogging!

Aleixo file's disse...

MUITO BACANA LUÍZ!

FOI BOM RELEMBRAR ESSES COMERCIAIS,O COMERCIAL DA COCA COLA FICOU LINDO E MARCANTE, AGORA O DA Sukita DEU SEDE...RSRS.
TUDO MUITO BEM TRABALHADO.

ABRAÇO

Anônimo disse...

O DA SUKITA ATÉ É ENGRACADO MAIS FOI CONCIDERADO UM DOS MAIORES FIASCOS DA PUBLICIDADE BRASILEIRA, POIS PESQUISAS MOSTRARAM QUE NAO FOI VENDIDA UMA SUKITA A MAIS DEPOIS DO COMERCIAL SER VEICULADO

Vincent disse...

Sim, o da sukita foi "genial" e um fiasco ao mesmo tempo; isso porque a marca não ficou evidente, foi bom só par o ator que faz o tio, e a pequena sukita;

alias, é mais um comercial que, se fosse ao ar hoje em dia, seria banido pela censura moral. (tiozinho de 40 anos dando em cima de garota de 16...)

Isabel disse...

Desses citados ai o da Brastemp que muita gente usa ainda hoje a frase "Não é assim uma Brastemp" e o do Guarana são os que perduram, o dos filhotes da Parmalat acho marcou mais a criançada ate mesmo por causa da musiquinha. Tomo?! hehehe

Anônimo disse...

Luis,muito legal sua postagem,mais queria saber se um comercial da laka(me dá um beijo?)No qual a menina no final beija um menino foi feita nos anos noventa,se souber me fale o ano em que foi feita!!!!!Obrigada

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger