terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sobre Marcelo Dourado e a Intolerância


Obviamente quem acompanha o AntropoMidia sabe que não comento assuntos referentes ao Big Brother. Mas, hoje lendo uma reportagem no UOL, um senhor chamado José Mello ofereceu R$ 50 mil para pessoas votarem para Marcelo Dourado sair da casa, devido a um suposto preconceito sexual do participante e resolvi fazer uma reflexão sobre o assunto.
Acredito que a intolerância existe em todos os níveis da sociedade e não somente com indivíduos de diversas opções sexuais ou pertecentes a grupos religiosos. Existe mesmo. Mas o limite entre o “não gostar” e a intolerância existe também. A intolerância exige uma atitude, seja via agressões verbais ou físicas ou alguma forma de propagar o que pensa de forma preconceituosa. Simplesmente “não gostar” também é uma opção. No caso de Marcelo Dourado, uma opção sexual.
Demorei a postar o artigo pois, uma vez que não assisto ao programa com assiduidade fui pesquisar em diversos sites, inclusive descobri um com mais de 19 milhões de acessos (De cara pra Lua) onde a proprietária do Blog se posiciona contra o lutador. Não consegui achar nenhum relato de agressão física ou verbal com algum teor sexual contra outros participantes GLS.
Portanto, taxá-lo de intolerante é errado. Aposto que todos já se viram no ambiente de trabalho e algum colega soltou um comentário do tipo: “Não gosto daquele cara”. E não é só por isso que vamos demitir esse colega, ele tem todo o direito de não gostar. O que ele não pode fazer é ter algum tipo de atitude contra quem ele não gosta, seja ela via uma agressão ou prejudicando seu desempenho no trabalho.

Não preciso deixar claro que não tenho nenhum preconceito contra gays, lésbicas ou simpatizantes. Não é essa a questão. Não é questão de se escolher um lado. A questão é o rótulo. Votem pela saída de Marcelo Dourado por “não gostar” dele e não por rotularem ele como intolerante, machista ou homofóbico. E, cá entre nós, gastar dinheiro com isso é um tipo de intolerância.
Devemos ter cuidado com pessoas que tem opiniões diferentes das nossas. Isso se chama respeito. Quanto ao resultado da votação: Pouco me interessa.
Abraços a todos!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

25 comentários:

Valéria Braz disse...

Não sou fã do programa, não gosto do Dourado... mas também não sou fã de transformá-lo em rótulo, que ele não tem....
Este ser que está gastando este dinheiro como vc bem disse está sendo igual aquilo que condena... portanto a meu ver, perdeu toda a razão que supostamente poderia ter!
Beijo no coração

Lilian disse...

Olá amigo,

Passei para conhecer seu blog.
Li a matéria. Não assisti a nenhum programa do BBB, nem pretendo, e, lendo a notícia que relatou e o comentário da amiga Valéria, endosso o seu ponto de vista e ratifico os termos que usou.
Parabéns pelo post e pelo blog.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Wellington V. Santos disse...

Cara, eu pensei em fazer a mesma coisa que você hoje quando vi a noticia na uol tbm. Não sou fã do BB, inclusive costumo dizer: "Pra quem eu torço no BBB? Torço é pra acabar!"

Concordo em numero genero e grau com o que disse, o que ta acontecendo é que os GLSBT inventaram essa de homofobia como uma arma/cartada pra ganhar o jogo,

Até onde entendo ser homofobico, é não gostar e descriminar, bater qdo ve na rua, chingar, falar mal. Não gostar é um direito do ser humano... eu mesmo não tenho nada a favor mas tbm nada contra, quer ser gay, seja.. mas não precisa esfregar na cara de todo mundo e tbm não espere aprovação dos outros.

Homofobia é crime? porque gay ainda não é um sexo definido, digo isso pq qualquer cadastro que você vai preencher só tem as opções Sexo: (Masculino/Feminino), vai dizer que os formularios são homofobicos tbm?

To querendo fazer piada ja, mas é isso ai, só queria dizer que concordo com seu post, um aperto de mão. (rs)

MARIA COSTA disse...

Oii amigo
Tambem não assisto o programa e nem tenho muita propriedade para falar de Dourado, muito menos para julga-lo, pois quem sou eu para julgar alguem.Acho que as pessoas que rotularam ele de intolerante, são mais intolerantes ainda porque não aceitam o diferente nem o jeito dele ser.Temos que respeitar a individualidade de cada um, memso que não faça parte da maioria.
Bjs

JORNALISMO ANTENADO disse...

Oi amigo Luis, pelo pouco que acompanho do reality ,particularmente não gosto de pessoas com o tipo do Dourado, que se acham superiores , acima do bem e do mal e gostam de impor respeito por força física. Porém todo tipo de rótuo é prejudicial. Oferecer dinehiro para votarem na saída dele pra mim é uma atitude tão ou mais pior que a do participante .
Beijos no coração.
Márcia Canêdo

Cris Travassos disse...

Não assisto o programa e não tenho ideia do que acontece naquela casa, mas o seu texto aplica-se a qualquer tipo de preconceito, parabéns!

Beijocas

Wander Veroni disse...

Oi Luiz!

Gostei do seu post pelo debate que ele traz e hj foi uma das coisas que mais me incomdou nas discussões dos blogs, noticiários e no Twitter.

Assisto o Big Brother Brasil 10. Por ser jornalista, na verdade, tenho acompanhado toda a repercussão do programa, antes mesmo dele estrear na TV.

Pois bem, também não consigo perceber essa homofobia gritante que os gays estão proclamando contra o Dourado. Ele se relaciona muito bem com os Coloridos da Casa. Nunca os destratou. Não gostar de ouvir determinados papos sobre orientação sexual não significa ser homofóbico.

A própria Angélica era amigona do Dourado e, de uma hora para outra, pegou uma frase do cara e transformou em uma tempestade num copo dágua.

Essa desse cara dos R$ 50 mil também foi preconceituosa. Hj, quem afirma que torce pelo Dourado corre o risco de linchamento virtual e bulling.

Há uma imposição de querer taxar o cara como homofobico que me assusta. Ele não pode falar nada que é homofobico? Que isso? Cadê o respeito e a tolerância?

O bom desta edição do BBB é que alguns temas estão sendo debatidos. E isso já é um grande avanço para a sociedade.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Barman disse...

Vou dar minha opinião, aceita quem quer, quem não quiser azar!

Não sou preconceituoso. Mas não gosto do tipo de orientação dos homosexuais e pronto. E ninguém na face da Terra me fará pensar o contrário.

Se eles querem viver a vida deles, que vivam. Mas não sou obrigado a ter de ver e ser obrigado também a ter de entender e aceitar.

Agora isso é ser preconceituoso ou é ter opinião próprio embasada na educação social e religiosa que eu tive?

Sem mais.

Catarino disse...

Eu torço pelo Dourado, pois é gaúcho e autentico.

Claudine Ribeiro G. Netto disse...

Olá amigo Luis, também acho que cada um tem seu jeito de agir e pensar, intolerância todas as pessoas tem. Burro foi este homem que ofereceu dinheiro para Marcelo sair.

Abraços.

Shirley disse...

Luís, eu assisto o BBB desde a primeira edição, e te digo que não é a primeira vez que o preconceito é evidenciado pelo programa. até o fato de assistir ao programa já incita preconceitos, se alguém não percebeu. se a gente for pensar BEM, de forma consciente e honesta, a gente vai sempre achar um preconceitozinho escondido sob nossos supostos valores sociais e, hum, morais. enfim! e só pra constar: o dourado não foi o eliminado da semana... rs.

Francisco Amado disse...

A verdade é que o cara tem opinião e a sociedade não esta acostumada a ter opinião pois na maioria é alienada.
Mas a questão é que a globo esta explorando esta situação para gerar mais audiência.

Guilherme Freitas disse...

Eu acho BBB uma perda de tempo e algo inútil para sociedade. Vi essa matéria ai e pelo que li hoje o Dourado permanece na casa. Ou o cara que ofereceu dinheiro não mostrou firmeza ou a direção do BBB manipula resultados. Fico com a 2ª opção. Abraços.

Sérgio Marcondes Soares disse...

Intolerância é autoexplicativo.
Seja de quem for, contra quem for é deplorável.
Não gosto de Big Brother, será que sou preconceituoso?

Um forte abraço!

MANU PINK disse...

ODEIO PRECONCEITOS!!!! MAS ACREDITO QUE HOMOFOBICO TEM QUE SER PUNIDOS PELA SOCIEDADE! GOSTO DO DOURADO E PERCEBO QUE ELE NAO E ASSIM, FALOU DA ANGELICA DESTE GEITO PQ ELE REALMENTE NAO GOSTA DELA! NA VERDADE ELE FALOU ALGO Q NUNCA DEVERIA TER DITO!TB NAO GOSTO DE AGRESSIVIDADES.BJOKAS!AH! ADORO SEU BLOG! SOU SUA SEGUIDORA!

Patricia de Faria disse...

Olá!! Acho muito complicada essa questão.
Tudo bem sou fan do Dourado, meu blog pessoal agora só da post sobre BBB.
Mas num é apenas como fan que eu me posiciono, mas como pessoa.
Pq sabemos q o estigma de ser taxado de algo ruim em rede bacional poede seguir o indivíduo pelo resto de sua vida.
Bom fiz alguns posts no meu blog vou colocar aqui uns que eu acho que falam do respeito ao ser humano pra quem interessar.

bjs

http://patriciardefaria.blogspot.com/2010/02/verdade-e-justica.html

http://patriciardefaria.blogspot.com/2010/02/dourado-homofobico-quem-onde-quando.html

http://patriciardefaria.blogspot.com/2010/02/eu-me-rendo-ao-bbb-intelectualoides-q.html

http://patriciardefaria.blogspot.com/2010/02/homofobia-aline-antonoff.html

Nao tenho nome disse...

O problema desses viados é achar que td mundo tem que achar ser viado normal.

Daqui a pouco, se vc não for em uma parada gay vai virar homofobico.

Anônimo disse...

Prezado,

Li seu comentário sobre o assunto e concordo plenamente com você. Assisto o BBB, e digo que é um absurdo imputar ao Marcelo Dourado uma intolerância sexual. Aliás há no programa um participante chamado Dicesar. O mesmo disse que os entendidos e simpatizantes, iriam votar para o Marcelo Dourado sair do programa. Desde quando opção sexual é um princípio de caráter? E qual foi o resultado? A Angélica foi eliminada....

Anônimo disse...

Eu Gosto muito do BBB, principalmente o bbb10...
Torço muito para que o Dourado ganhe, pelo fato de ter personalida, um otimo jogador e muito Lindo ! Amo ele !!

E odeiio quem nao gosta do Dourado !

BjOO...Dourado voce ja é um vencedor !!

AmoO

Anônimo disse...

Existem pessoas que acham que tocer é uma perda de tempo, mas na minha opiniao nao é...
E digo que eu torço para o Marcelo Dourado...Sou fã de carterinha dele e todas as vezes que ele vaii para o paredão, voto praticamente o dia inteiro!

Dourado Voce vaii ganhar o BBB10, alias voce é nota 10!

BJoO

Anônimo disse...

O novelista Aguinaldo Silva se referiu ao participante do BBB10 Marcelo Dourado, um comentario sem noção!


Soberbo, preconceituoso e arrogante!!!

Este comentário é desnecessário… pessoas “inteligentes” escrevem coisas boas,já aquelas que estão meio que esquecidas… escrevem grosserias para virar notícia!

Roberta disse...

Já que há VÁRIOS MOMENTOS, via TV ou site BBB, dos contatos no BBB10 de Dourado com os 3 gays da casa( Angélica-Morango, Serginho e Dicésar-Dimmy),leem alguns exemplos desses momentos:
- Angélica, numa festa, senta-se c/Dourado p/ lhe pedir conselhos amorosos e ele lhe dá a maior atenção;
- Serginho corta o cabelo do Dourado;
- Serginho conversou c/ Dourado, almoçando só os 2 juntos, sobre carreira profisonal e Dourado o incentivou a seguir a de estilista por ter talento;
- Dourado e Serginho se cumprimentam sempre na boa, inclusive trocam ideias sobre músicas;
- Dourado elogiou a transformação de Dimmy como drag queen numa festa e depois conversou c/ ele, querendo saber o que estudou por ter talento p/ tal;
- Dourado reconheceu que falou c/ Dimmy usando mal as palavras pq sentiu-se traído ( Dimmy disse que Dourado deveria ser poupado do paredão,mas votou nele )- depois Dourado foi humilde em procurá-lo p/ se desculpar;
- Dimmy acorda Dourado de 1 sono gostoso p/ pedir ajuda p/acender o forno; Dourado levantou-se zonzo p/ ajudá-lo sem reclamar;
- Serginho, em seu aniversário, agradeceu dizendo que TODOS, frisou mais uma vez TODOS, ali o respeitavam, já que sabia que é um tipo diferente de gay;
- Foi combinado entre eles: Dourado não arrotar e a galera não conversar mais sobre coisas picantes nas refeições. Numa refeição, rolou papo picante sobre balada gay e Dourado se levantou,pq perdeu a fome. Preocupado, procurou DUAS vezes Serginho p/ pedir perdão, dizendo que o respeitava e admitia ter problemas pessoais de rejeição e, ao se sentir acuado, agredia ( c/ arroto,por ex. )e pediu ao Serginho compreensão e mais uma chance, apertando-lhe a mão. Serginho foi mto amável;
- Dourado desejou'boa sorte'ao Serginho qdo este foi pro temido confinamento no quarto branco, pedindo que não desistisse. Voltando do quarto, Dourado o elogiou feliz, dizendo que é corajoso. Sérgio torceu p/ Dourado ficar e a gay Angélica ser eliminada. Qdo Dourado se salvou do paredão, Serginho lhe deu um forte abraço de felicidade;
- C/a eliminação do Michel, um amigo, Sérgio chorou muito e queria ficar sozinho. Dourado buscou papeis p/ dar pro Serginho enxugar as lágrimas;
- Sérgio arrumou a mesa pra 1 almoço só c/ louça rosa e, alegre, chamou Dourado p/ ver. Dourado sorriu e deu-lhe parabéns, etc.......
- Nesta semana, Dourado procurou Dicésar, que estava deitado no futton, p/ filosofarem juntos sobre a vida;

CONCLUSÃO: ELE É HOMOFÓBICO?! HOMOFÓBICO NÃO CONSEGUE NEM TOCAR NUM GAY, MUITO MENOS CONVERSAR E ABRAÇAR. OS ATRITOS( C/ 2 GAYS E UMA HÉTERO), USANDO REALMENTE MAL AS PALAVRAS, FORAM POR QUESTÕES DE JOGO APENAS ( quem, de cabeça quente, nunca xingou e falou besteira? ). PORTANTO, AS ACUSAÇÕES DE HOMOFOBIA A ELE SÃO INCABÍVEIS E DISCRIMINATÓRIAS. ADORO GAYS, MAS AS COMUNIDADES O USAM P/ LEVANTAR A BANDEIRA CONTRA O PRECONCEITO E INJUSTIÇA, FAZENDO, CONTRADITORIAMENTE, O MESMO CONTRA DOURADO.

ELE ERRA E ACERTA COMO QUALQUER UM AQUI. FALOU A BOBAGEM QUE SÓ GAY PEGA AIDS, MAS ISSO REFLETE O Q MTOS BRASILEIROS PENSAM POR FALTA DE INFORMAÇÃO MELHOR, O QUE NÃO O IMPEDE DE SER UMA ÓTIMA PESSOA, MOSTRANDO-SE LEAL E AMIGO NO BBB COM QUEM LHE TRATA BEM. FOI REJEITADO POR TODOS NO INÍCIO DO JOGO E DEPOIS ACEITO.
CHOROU MUITO NO QUARTO DO LÍDER CADU PQ SE SENTIA REJEITADO - JÁ TEVE PROBLEMAS C/ ISSO NA VIDA, O QUE EXPLICA SE TRAVAR EMOCIONALMENTE, O QUE SIGNIFICA QUE NÃO TENHA EMOÇÕES. C/ O TEMPO, FOI SENDO ACEITO NA CASA ( DÁ BEIJOS EM LIA E MAROCA, ABRAÇOS NOS RAPAZES C/ QUEM SE DÁ - INCLUSIVE NO GAY SÉRGIO ) E ACEITO PELA MAIOR PARTE DA SOCIEDADE, ATÉ POR SENHORAS. 'ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA PECOU'. POR TUDO ISSO, MERECE GANHAR O PRÊMIO!

JefCor disse...

Para mim este assunto de preconceito está enchendo o saco tal a quantidade de pessoas que pegam esta bandeira apenas para aparecer.
Tirando a questão da AIDS onde Dourado demonstrou um sério desconhecimento, na minha opinião ele não foi preconceituoso, apenas expressou que não gostava de uma certa situação assim como eu, numa comparação rasteira, não gosto de alho e de cebola e, por causa disto, não posso ser acusado de ser preconceituoso com relação a temperos culinários.
O que ocorre no mundo de hoje é que as minorias podem expressar aquilo que não gostam das mais diversas maneiras mas as maiorias não. Se um afro-descendente sair à rua com uma camiseta com a expressão "Black Power" não ocorre nada mas se um branco fizer isto com a expressão "White Power" de forma imediata irá aparecer um monte de críticos de plantão para malhar o cara.
Aqui no Brasil, por exemplo, se alguém chamar um afro-descendente de "pretinho" ou de qualquer outra palavra existente no dicionário intolerante, poderá ser processado mas se um afro-descendente chamar um branco de "branquelo" que deveria ser uma palavra tão ofensiva como a outra citada, nada acontece. Na realidade ambos foram preconceituosos mas apenas o representante da maioria é culpado. Interessante, não?

Anônimo disse...

Preconceito ou não o que está se mostrando então é que o BRASIL é um país preconceituoso...pois querendo ou não os gays estão sendo iliminados da casa...e o próximo será o dicésar e infelizmente eles não tiveram posturas adequadas assim com jean willis teve uma pessoa íntegra,educada,e acima de td sem preconceito com ele mesmo...vai ver isto está sendo visto por todos os brasileiros em MARCELO DOURADO...pois desde a primeira edição tirando aquele cowboy que pra mim não merecia ganhar todos em quem torci de verdade entre eles está DOURADO!!!E tenho certeza que ele vai vencer!
gaúcha de porto alegre!!

daniela cristina (dany crys) disse...

Olha na verdade eu não acompanho assiduamente nem BBB, para mim não e edificante acredito ser legal, esta questão do BBB, pelo fato de ser uma descoberta de até aonde vai nossas limitações psicológicas em cima de meus valores e interesses financeiros , mas acredito que realmente a questão de não gostar , realmente não cabe a intolerância de que este concorrente seja demitido , por quê não gostar e uma questão próprio de cada um de nós , mas que realmente acima de tudo esteja o respeito pelo próximo e suas opções , eu particurlamente não tenho nada contra GLS, mas também não quero para mim uma vida Bissexual , ou homossexual que seja , acredito cada macaco no seu galho ...

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger