terça-feira, 6 de outubro de 2009

A caçadora de assassinos invisíveis


Acabei de assistir o programa “espaço aberto” na Globonews, a uma entrevista do jornalista Luis Fernando Silva Pinto (inteligente e sagaz como sempre) com a editora chefe do New York Times Gina Kolata e autora do livro “The Story of the Great Influenza Pandemic of 1918 and the Search for the Vírus That Caused It” ou “A história da grande pandemia de gripe de 1918 e a procura pelo vírus que a causou”.

É uma entrevista fantástica que revela como o futuro sempre tem uma referência no passado. A autora descreve como foi a tragédia que matou milhões de pessoas ao redor do mundo, contaminou 25% da população dos Estados Unidos e como durante algum tempo muitos acreditaram que as mortes decorriam de ataques de alemães ou de alguma arma química.

A saga continua com a investigação do Dr. Johan Hultin que tinha estudado a gripe em Brevig, no Alasca em 1951. Ele voltou à cidade em 1997 para continuar sua pesquisa, uma pequena vila esquimó na qual 72 dos seus 80 habitantes morreram da gripe em novembro de 1918. Trabalhando sozinho, ele pessoalmente escavou uma vala comum repleta de vítimas da gripe - utilizando uma pá, tomou algumas amostras de tecido provável que ainda contêm o vírus, e silenciosamente voltou para casa - a sua viagem um sucesso. Essas amostras existem até hoje e recentemente estudadas por equipes que examinam DNA, foi descoberta nada mais nada menos que o vírus da gripe espanhola era composto dos vírus da gripe comum, gripe aviária e da gripe suína.

Sim, com essa conclusão ela faz um prognóstico terrível – A possibilidade de esse vírus mortal voltar e dizimar milhões de humanos novamente, através da composição dos três tipos de vírus. Em contrapartida essas equipes que vasculharam o DNA do vírus trabalham incessantemente na busca da vacina antes que isso se torne realidade.

Recomendo a entrevista que realmente é fascinante. Mais informações:

Portal da Globonews: http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,3288,00.html

Artigo sobre a autora e seu trabalho:
http://bit.ly/10VJ4V (tradução via Google - média qualidade)

Abraços a todos!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Sandra F. disse...

Boa dica, amigo, vou ler a entrevista.
Abraços.

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger