terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bernardinho - Transformando Suor Em Ouro


Tive a oportunidade de conviver com o Bernardinho durante quase um ano, em um “Road show” com várias palestras sobre sua história de sucesso e sua carreira de títulos, falando sobre a sua “Roda da Excelência” ele encantava platéias de convidados para o banco em que trabalho.

Muito focado, mesmo nos momentos de descontração dos eventos, nunca deixou um funcionário ou convidado sem um aperto de mão ou um fã sem autógrafo ou foto. Realmente foi um ano de muito aprendizado e descobertas em termos pessoais e profissionais. Descobri como um técnico de seleção tem os mesmos problemas de gestão que um líder tem em qualquer corporação e que nestes passos para resolvê-los e para buscar o máximo rendimento de uma equipe existem muitos caminhos ensinados por Bernardinho.

Fã de técnicos de futebol americano e de basquete, grandes estrategistas, Bernardo escreveu um livro chamado a “Roda da Excelência” no qual diz passo a passo como construir uma equipe de alto rendimento. Baseado na pirâmide do “coach” John Wooden construiu essa figura abordando temas como Disciplina, Ética, Trabalho em equipe, Motivação, Superação, Cumplicidade (entre outros) sob um pano de fundo baseado no planejamento. No livro e nas palestras, Bernardinho aborda cada um dos temas, contando casos da vida real como técnico.

O que mais me impressiona, é que naquela época o técnico ainda não havia ganhado a medalha de ouro olímpica e nem escrito o livro e mesmo assim sua humildade e perseverança na busca por resultados não mudou com o sucesso.

Existe um termo muito utilizado na vida corporativa, o qual utilizamos quando identificamos um colega que trabalha muito, é extremamente motivado, dá exemplos para outros colegas e consegue sucesso. Geralmente quando observamos alguém assim comentamos com alguém: “Esse cara é profissional”.

Sinônimo de profissional para mim é Bernardinho. E Seu livro não podia ter título diferente: “Transformando suor em ouro”.

Abraços!

Para conhecer mais a carreira e os títulos de Bernardinho clique aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Rocha_de_Rezende
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

3 comentários:

Anônimo disse...

O blog esta muito legal.
Alias esta profissional, como prega o artigo do Bernardinho.
Parabens
E. Marchiori

Dieta Saudável disse...

O Bernardinho é fantástico...o melhor treinador de todos os tempos e eu nem gosto muito de vôlei, sou mais futebol, mas é a verdade!
http://futebolmeuamor.blogspot.com

Maria Souza disse...

Semanas atrás, a televisão falou sobre a vida dele.
Realmente, um cara de primeira grandeza.

Na verdade, sua idade seguiu sempre acompanhada da mesma postura. Um feito, com certeza.

beijos, meu querido

Maria Souza - Porto Alegre - RS

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger