terça-feira, 22 de setembro de 2009

Jornalistas x Autores de Blogs


Definição de Blog: O termo "weblog" foi criado por Jorn Barger[2] em 17 de dezembro de 1997. A abreviação "blog", por sua vez, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999.[3][4][5] Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou "blog" tanto como substantivo quanto verbo ("to blog" ou "blogar", significando "editar ou postar em um weblog"), aplicando a palavra "blogger" em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.

Blog na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

Blog é uma forma de escrita democrática e como em qualquer democracia não existe uma unanimidade em seu conteúdo, imagens e links ou opiniões que podem ser terminantemente certas ou erradas e conteúdo que sempre possamos dizer “aproveitável”. Tenho acompanhado (como eterno aprendiz que sou) muitos blogs, das mais diversas autorias, esportivos, políticos, “blogueiros” (eles odeiam essa palavra) conhecidos, diários online de famosos, entre outros mais.

O que mais me chama à atenção nessa diversidade toda é a total diferença entre jornalistas profissionais (já famosos na mídia impressa, televisiva, etc.) e os proprietários de blogs, também profissionais, que recebem milhões de visitas por ano. Não estou me referindo às brigas entre os dois grupos, já famosas na rede, mas sim às diferenças de conteúdo e da forma de aproximação com o leitor.

Os jornalistas, em sua maioria, não se preocupam em “encantar” o leitor, procuram transmitir notícias e por vezes furos de reportagem. Percebo que neste formato de comunicação o jornalista se coloca como se estivesse no palco discursando para a platéia, uma vez que já é famoso e conhecido e o conteúdo é de seu pleno domínio. O jornalista Cosme Rímoli, que assinou recentemente com a Rede Record de televisão teve em pouco mais de 7 meses como colaborador no portal UOL cerca de 11 milhões de acessos e seu Blog agora vai fazer parte do portal da TV Record.

Já os autores de Blogs se colocam em uma posição mais amistosa, como se estivessem com amigos em uma mesa de bar, conversando e expondo suas opiniões, com uma dose (nem sempre feliz) de humor. Estes autores se esforçam muito para escrever um pois como não existe “notícia pronta” estudam muito o assunto e várias horas de pesquisas também são utilizadas para confecção de um texto. De qualquer forma, os autores que vivem de Blogs e de consultoria podem sim ganhar respeito, audiência e até um bom dinheiro com seu trabalho.

Em função dessas duas visões antagônicas, penso que deveriam existir categorias diferentes em premiações para Blogs como o VMB (Vídeo Music Brasil – MTV), pois não acho coerente o Sr. Juca Kfouri (o qual respeito muito como jornalista esportivo e sua carreira fala por si só) concorrer com autores como Brainstorm9 ou JovemNerd, dois autores de blogs que apesar de desconhecidos conseguem audiência semelhante ao jornalista, já famoso.

Bem, aqui não há nenhuma torcida, afinal nem votei e nem vou votar para o Blog do ano, a não ser que um dia seja indicado. Acredito que lendo mais Blogs vou identificar outras diversidades e com o tempo vou postando por aqui.

Para conhecer:
Juca Kfouri:
http://blogdojuca.blog.uol.com.br
JovemNerd: http://jovemnerd.ig.com.br
Brainstorm9: http://www.brainstorm9.com.br

Abraços
!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

6 comentários:

WANDER.CHEF disse...

MUITO CORRETA A SUA VISÃO SOBRE BLOG, CARO AMIGO...
ENQUANTO AS GRANDES CNNS DO BRASIL SE PREOCUPAM COM O FURO, OS BLOGERS SÃO MAIS OBJETIVOS QUANTO AO COMENTÁRIO DA MESMA.
TALVEZ A DIFERENÇA SEJA O STATUS DE CADA UM ..
ENQUANTO UM GRANDE JORNALISTA ALMEJA O TOPO DO RECONHECIMENTO, O BLOGER O BLOGER QUER MESMO É SER VSTO E CONHECIDO ALÉM CLARO, DE NO CASO DO DIHITT SER VOTADO!

Débora Quirino disse...

Olá passei pra conhecer seu blog e vi que escreve muito bem, prendeu minha atenção.
Faça uma visita no meu: http://deboraquirino.blogspot.com
Talves meus posts não te prendam tanto pq resolvi abordar assuntos mais leves e com um pouco de humor, mas fica o convite.
Eu, por outro lado já virei seguidora aqui.
Abs
Débora (vivaavida - diHITT)

Sara L. Lima disse...

Concordo com o seu ponto de vista.
Eu, jornalista que sou, não escrevo em tal qualidade mas antes como alguém normal que pesquisa e lê e observa.
Mas é bem visto sim.

Visite-me em meu espaço. É bem vindo.

Rafael disse...

Acredito ser uma questão de local. Um jornalista tem por ética muitas vezes apresentar a noticia de forma independente. Fere a ética expor sua opinião de modo direto em uma noticia. Quem sobrevive e isso acaba em alguma coluna, sendo este o momento em que finalmente pode dar sua opinião e ponto de vista.
Um blogueiro não tem essa preocupação. É seu patrão.

Mas convenhamos, sou obrigado a discordar de sua opinião de que tudo se aproveita. O que tem de blogueiro falando asneira por ai é incontável. Além do que, querendo ou não, o que atrai o usuário não é o papo cabeça ou a idéia masturbória mental. É sim o fastfood: curto, suculento e com imagens. Infelizmente.

Rose Meire disse...

Olá!!!
Gostei do artigo.
Em minha humilde opinião de blogueira, acredito que blogueiros e jornalistas deveriam ser parceiros e não inimigos em uma trincheira.
Pois o futuro está aí, a nossa frente, nós simples mortais não dependemos mais das notícias que antes eram escolhidas para serem veiculadas, hoje nós blogueiros fazemos parte de uma rede de notícias em tempo real.
Basta acontecer uma coisa interessante que a notícia se espalha pela Blogosfera e pela Twittosfera feito rastilho de pólvora. Basta ver o caso da morte do Michael Jackson onde os jornais oficiais ficaram dependentes dos blogueiros e twitteiros para saber das notícias.
Abraços,
Rose

hobbyblogclube disse...

Disse tudo! Muito boa essasua observação à respeito das premiações pra blogs, uma separação seria mais justo.
abraços.

Postar um comentário

  ©Antropomidia | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger